segunda-feira, 4 de junho de 2007

Cauda Longa

Eu só compro livro hoje em dia guiado por alguma indicação, seja ela de um amigo ou de uma boa resenha em um blog, jornal, revista ou qualquer outro meio de comunicação.

Agora estou lendo o livro "Cauda Longa (the long tail). Do mercado de massa para o mercado de nicho", que foi indicado pelo meu amigo André Xavier, webdesigner de respeito.

O Conceito principal do livro é:

Nos mercados de massa a oferta de produtos é limitada pelas possibilidades de estoque, o que faz com que os "grandes sucessos" vendam muito e o produtos com menor potencial de vendas nem cheguem ao mercado.

Já nos mercados de nicho - embasados na facilidade (e baixo custo) da oferta via internet - é possível uma ampla exposição de produtos.

Ex: A Wal-Mart tem em seu estoque 4.500 títulos de cd (equivalente a 25 mil músicas). O CD que a Wal-Mart acha que vai vender abaixo das suas expectativas nem entra no catálogo. Sendo assim, é certo que este cd não vai vender mesmo, pois não é oferecido ao público. Isto se faz pela limitação física do estoque, que apesar de imenso, é finito.

Já a Rhapsody - empresa de venda de músicas pela internet - oferece cerca de 800.000 músicas. Isto mesmo, 800 mil músicas diferentes. Com o custo de estoque/oferta muito baixo ela pode disponibilizar uma grande quantidade de músicas que não são promessas de vendas.

A diferença entre a oferta no mercado físico (lojas reais) e as ofertas feitas pela internet ele chama de long tail [veja o gráfico].



O interessante é quando ele começa a observar que esse "mar" de músicas junto começa a faturar um dinheiro muito próximo da soma da pequena quantidade de mega hits do mercado.

A partir disso ele começa a analisar a nova forma de funcionamento do mercado de nichos e apresenta diversos conceitos muito interessantes.

Indico este livro pra qualquer pessoa que queira ter sucesso no mercado de música, marketing, internet e business em geral num futuro bem próximo, pois muitas coisas que o autor fala já estão acontecendo nas nossas vidas.

Ah. O autor fala também da crescente importância dos filtros de busca para se conseguir gerenciar esta enorme ofereta. E advinhe: a indicação dos amigos é um dos mais importantes filtros do mercado de nichos. Exatamente a forma que me fez comprar o livro :-)

É isso.

Boa leitura.

Nenhum comentário: