quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Ágio, Contrabando e Pirataria.

O que estas três coisas têm em comum?

A princípio parece que todos são eventos referentes a coisas ilegais e ruins.

Mas, pensando mais um pouquinho, começo a perceber que todos os três são eventos resultantes do desequilíbrio do mercado.

Afinal, ambos só aparecem quando há a intervenção nas leis naturais do mercado.

Vejam só o momento em que cada um deles se torna mais evidente:

Ágio: Quando a Oferta é menor que a demanda e o preço final não é alterado. Quando isso acontece, o produto desaparece do mercado e os mais abastados começam a pagar mais pelo produto.
Exemplo: Automóveis.


Contrabando: Quando existe um vendedor e um comprador, mas o Governo resolve proibir ou sobretaxar sua comercialização.
Exemplo: Drogas e Eletro-eletrônicos.


Pirataria: Quando o vendedor sabe que o comprador quer muito aquele produto e resolve colocar um preço muito acima do que o comprador está disposto a pagar.
Ex: CDs, Softwares e Filmes.


A conclusão que chego é que seria muito mais fácil se estas leis naturais de mercado fossem melhor observadas e respeitadas. Acredito que todos estes elementos que chamamos de problemas seriam muito menos dolorosos.

Um comentário:

Cris Carnaval disse...

Boa linha de pensamento. Também tenho analisado muito essa questão, mas confesso não ter chegado à conclusões... tudo depende do ponto de vista analisado... Parece que não tem solução, que não tem fim. Essas mecânicas sociais fazem parte do caos da nossa cidade e de muitas outras. E não há interesse e vontade real de se liquidar esse problema. beijos.