sexta-feira, 27 de julho de 2007

Os anônimos

Estou fazendo uma pesquisa na Internet sobre Arquitetura de Informação e estou impressionado com a quantidade de pessoas que postaram opiniões de qualidade em blogs e sites colaborativos.

É muito bom ver que hoje em dia qualquer pessoa pode participar ativamente dos meios de comunicação e não apenas ficar passivamente diante de uma tv.

Fico feliz de poder consultar sobre um assunto e conseguir rapidamente opiniões diversas que ajudam na minha própria concepção sobre o assunto.

Fico feliz também em ver que colocando suas opiniões, estas diversas pessoas estão na verdade se desenvolvendo, já que o esforço de estruturar opiniões de forma escrita é grande e ajuda em muito na consolidação do conhecimento.

E o Faustão ainda diz que não usa a Internet porque tem muita besteira. Aí eu pergunto: O programa dele é super instruivo, né?

2 comentários:

Robs disse...

Eu estou pesquisando muita coisa sobre a viagem que vou fazer, e achei informações importantíssimas pela internet. Vejo que a internet está mudando a espinha dorsal de muitos negócios. O mais explícito talvez seja indústria da música. Mas veja só, antigamente, se eu quisesse ir para a Europa, por exemplo, provavelmente contrataria uma agência de viagens. Hoje em dia eu posso, pela internet, não só reservar hotéis, mas até comprar o tíquete do trem antecipadamente, que é uma empresa local. Até saber quais é o cardápio de determinado restaurante ou a programação musical de alguma casa noturna. A informação está toda ali para qualquer um, como se fossem moradores locais. O Google Earth dá uma visão impressionante das principais cidades do mundo, como nomes de rua, estações de metrô, bares e restaurantes, hotéis, lojas, museus, além de centenas de fotografias. Claro que pode existir, dependendo da local, a barreira do idioma, mas isto é uma outra história.

Paulo Ignácio disse...

É isso aí, Rob.

E esta nova realidade é muito boa para a maioria.

Só quem está perdendo um pouco são os grandes oligopólios da comunicação de massa e entretenimento.

Mas, eles ficaram meia década enriquecendo com grande facilidade.
Agora chegou a hora de dividir um pouco este bolo, né?

E olha que eles ainda estão na vantagem, pois ainda são os donos do dinheiro.

bjs,